domingo, 8 de abril de 2012

Repórter desbrava as terras de Carnaúba dos Dantas, Rio Grande do Norte



Um castelo em pleno sertão brasileiro: foi esta proeza que o quadro ‘Tem Visita’ mostrou no Mais Você desta sexta, 06 de abril. Nádia Bochi visitou Carnaúba dos Dantas, Rio Grande do Norte, mostrando várias peculiaridades da cidadezinha. Na oportunidade, ela conheceu Ronilson, pai de nove filhos e dono do castelo, que ainda está em construção.Veja todos os bastidores da viagem no blog do ‘Tem Visita’A cidade fica a 215 quilômetros de Natal, quase na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. Lá vivem sete mil habitantes, que se conhecem por apelidos. Nádia experimentou a culinária local, inclusive um doce feito de sangue de porco que, segundo ela, tem um gosto bom.
A repórter contou que o castelo também tem apelido: Castelo Di Bivar. E ele já foi até cenário do filme nacional “O homem que desafiou o diabo”, estrelado por Marcos Palmeira em 2007. Carnaúba também tem um lado pré-histórico. Nela fica um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil. São dezenas de pinturas rupestres e tem sempre alguém pronto para traduzir o significado dos desenhos.
Carnaúba ainda é conhecida como a terra da música do sertão norte-riograndense, da produção de telhas e da devoção à Nossa Senhora das Vitórias, que abençoa a cidade do alto de seu santuário, no Monte do Galo.
Equipe conhece o dono do castelo
Como não poderia ser diferente, a equipe de reportagem do Mais Você resolveu conhecer o dono do Castelo, Ronilson, e convencê-lo a dormir pela primeira vez no local. Todos os profissionais foram até a casa de Ronilson para saber como vive esta família, pois ele tem nove filhos de cinco mulheres distintas.
“Ele nunca dormiu no castelo que construiu e, pelo jeito, está construindo o castelo há 30 anos. Então, a Nádia decidiu dormir no castelo, que não tinha nada, só aqueles morcegos pendurados na parede”, contou Ana Maria.
Em seguida, a reportagem mostrou como foi a noite da equipe que realmente dormiu no castelo, acompanhada pela família de Ronilson. Ao todo, ficaram hospedados os nove filhos, a esposa e Ronilson, bem como Nádia e os repórteres cinematográficos. Mesmo com os morcegos e toda a falta de infra-estrutura, eles conseguiram ter um bom sono no local.
Pela manhã, o dono do castelo acordou inspirado, tocando seu violão. A primeira noite no castelo foi uma aventura aprovada por todos. “E assim, ao som do rei Ronilson, nos despedimos de Carnaúba dos Dantas, de sua família real sertaneja e de seu finalmente habitado: castelo de sonhos”, finalizou Nádia. Globo.com

Pesquisar este blog

BLOG DO TOTINHA - HUMILDADE SEMPRE