quarta-feira, 14 de abril de 2010

TALENTOS DA TERRA DA MÚSICA - HIVANA MACEDO


 Foto de Ivana Macedo

Hivana Macedo nasceu em Carnaúba dos Dantas em 1990 e sua infância e adolescência teriam sido semelhantes às das meninas e meninos de sua época, não fosse seu interesse pela arte. Pudera, Hivana descende de uma tradição de pintores e desenhistas na família, carregando, no sangue, essa predisposição para a pintura.
Sua tetravó, Joana Maria das Virgens (mãe do historiador Mamede Azevêdo, 1875-1956) era pintora, tendo executado várias pinturas de motivos sacros em oratórios dos habitantes do vale do rio Carnaúba. Essas pinturas foram parte da inspiração que levou a jovem Amélia Maria de Azevêdo (futuramente conhecida como Amélia Azevêdo ou “dona Melhinha”), neta de Joana Maria das Virgens, a interessar-se pela pintura. Outra das inspirações de dona Melhinha foi o tio, José de Azevêdo Dantas (1890-1929), que era irmão de seu pai, Mamede Azevêdo e era desenhista, além de dominar várias habilidades no ramo das Artes e Humanidades, mesmo sem ter frequentado escola.
Amélia Azevêdo foi pintora consagrada, tendo, seus irmãos, também, enveredado outras artes, como o desenho, a poesia e a mecânica: Josefa Tomázia de Azevêdo, conhecida como “Deta”; Joana Eufêmia de Azevêdo, religiosa da Sagrada Família que adotou o nome de Irmã Maria Emiliana; e Honório de Azevêdo Dantas, bisavô materno de Hivana.
A cadeia de artistas autodidatas não pára por aí... Hermes de Azevêdo Dantas, avô de Hivana, era, além de mecânico, poeta e desenhista nas horas vagas. A mãe de Hivana, Helenice Macedo, além de dedicar-se ao Magistério há mais de trinta anos, é pintora, executando, principalmente, suas produções em tecidos. Quando criança, observando sua mãe fazendo seus trabalhos no tecido, Hivana Macedo ficou curiosa e lhe pediu para ser ensinada. É a própria Hivana quem nos afirmou, através de e-mail: “eu inventei um dia de pegar umas revistas com fotos de paisagens e tentar pintar igual. A minha primeira tela se encontra na parede da casa de meus pais, uma paisagem escura, a noite. Mas, faz tempo que não me dedico a arte de pintar".
Abstratos, motivos regionais e paisagens são as principais temáticas encontradas nas obras de Hivana Macedo, que, atualmente, reside na cidade de Canápolis-MG.(Helder Macedo)
 Nova Tela O Clarinete II
O Clarinete
Esta mesma tela (o clarinete) serviu de inspiração para capa do livro RITMOS, SONS, GOSTOS E TONS DO PATRIMÔNIO IMATERIAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS. Autor:Helder Alexandre de Macedo.

Monte do Galo

Paisagem (reflexo do Sol)

 
Paisagem

 abstrato

Pesquisar este blog

BLOG DO TOTINHA - HUMILDADE SEMPRE