sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A ARTE EM PIROGRAVURA PRODUZIDA PELA ARTISTA PLÁSTICA SOCORRO ARAÚJO


Socorro Araújo - Carnaúba dos Dantas, RN

DESCOBRI A PIROGRAVURA DESDE JUNHO-2007

Em conversa com nosso colaborador Fabiano Araújo, Socorro Araújo, diz o seguinte:

 "Olha eu trabalho com arte desde criança, sempre tive facilidade com desenho. Gosto muito do estilo surrealista de Salvador Dali, pintor espanhol (queria ter a habilidade dele, rs), mas a minha inspiração, creio vem de Deus, então faço o que  minha imaginação pede...

Desde que tive o prazer de encontrar a Pirogravura me encontrei artisticamente, sou grata a Deus por ter me dado essa "luz", pois,  é assim que penso que é a pirogravura pra mim...um sinal de Deus pra mim, pra continuar a minha jornada de descobertas artisticas, me completa plenamente!

Então é Deus que me inspira e me espelho nele tanto é, que a maioria dos meus trabalhos são SACROS!
 é isso! Falar da minha arte, me inspira, obrigada amigo". Socorro Araújo
 
  Sabe-se que a pirogravura é uma arte muito antiga. Tal manifestação consiste na gravação de inúmeros materiais com fogo. Essa palavra deriva do grego pur (fogo) e graphos (escrita). Pesquisas nessa área indicam que essa técnica já exista há pelo menos 3000 anos.
Atualmente os artistas utilizam esta técnica usando um instrumento chamado Pirógrafo, e pode ser feita sobre bases como: madeira, veludo, vidro, couro, cortiça, papel, entre outros materiais.
Esse trabalho de rara beleza, e que exige muita inteligência, habilidade, concentração e precisão é praticado dente outros pela artista plástica carnaubense Socorro Araújo (Corrinha de Ana Basílio) , como é popularmente conhecida.
A artista guarda em seu currículo inúmeras obras que vão desde a criação de quadros religiosos, primitivos, rostos de personalidades, natureza, entre outros.
Em conversa com a artista, a mesma afirmou que: “por ser a pirogravura um trabalho diferentem, a mesma desperta o interesse das pessoas em saber como é feita. É uma arte rústica e diferente”.


 
 Link  com a Artista Socorro Araújo: 
http://fotolog.terra.com.br/saraujorn:33
Fonte:Ser Professor: Um Exercício Diário.

Pesquisar este blog

BLOG DO TOTINHA - HUMILDADE SEMPRE